Pepetela

0

PepetelCopio na íntegra alguns dados biográficos de Pepetela,  publicados na página da Livraria Cultura*, na internet.

Esse autor, que eu desconhecia,  tem mais de 40 livros publicados no Brasil!
“PEPETELA, pseudônimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio.

Foi guerrilheiro pelo MPLA, político e governante. Desde 1984 é professor da Universidade “Agostinho Neto”, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União dos Escritores Angolanos e a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde.

A atribuição do Prêmio Camões (1997) confirmou o seu lugar na literatura lusófona.”

Receber o Prêmio Camões não é pouca coisa! Consiste num prêmio atribuído aos melhores autores de língua portuguesa pelo conjunto da obra, o que coloca esse escritor angolano ao lado dos portugueses Miguel Torga e José Saramago; dos brasileiros Autran Dourado, Jorge Amado, Raquel de Queiroz; do moçambicano Mia Couto. Entre vários outros. Depois faço uma lista.

Nota

 A Wikipédia traz uma matéria bastante esclarecedora sobre Pepetela. Explica por que ele foi obrigado a se exilar de seu país, o que foi MPLA, e muitas outras informações sobre a luta e as obras desse político e escritor angolano, durante e depois de Angola ser colônia

Share.

About Author

Comments are closed.